1) Diagnóstico inicial (fit da operação)
Analisamos o perfil da empresa, os recebíveis disponíveis, o histórico de inadimplência e a necessidade de capital. Aqui definimos viabilidade, tamanho da operação e próximos passos.
2) Reunião técnica e alinhamento de requisitos
Apresentamos o modelo operacional, governança, custos e cronograma. A empresa esclarece dúvidas e valida escopo e metas (valor, prazos, garantias e indicadores).
3) Envio de documentos e data room
A empresa organiza a documentação (ver checklist abaixo). Montamos um data room seguro para acelerar análise de crédito e due diligence contábil, jurídica e operacional.
4) Análise de crédito e qualificação dos recebíveis
Avaliamos riscos dos sacados, concentração de carteira, prazos médios (PMR/PMF), políticas de cobrança e KPIs (atraso, cancelamento, devolução). Recebíveis são elegíveis conforme critérios.
5) Estruturação da operação
Modelamos a estrutura financeira (patrimônio-alvo, subordinação/colchão de risco, gatilhos de proteção, indicadores de performance) e fluxos de liquidação. Definimos governança, custódia e mecanismos de monitoramento.
6) Conformidade e formalização
Implementamos contratos e políticas de KYC/KYB, compliance e controles operacionais. A empresa assina os termos contratuais e operacionais necessários à cessão/lastro dos recebíveis.
